A automação de marketing, é um dos termos mais atuais quando falamos em planejamentos e gerenciamento de projetos.

Isso acontece porque significa usar tecnologias para automatizar processos, diminuindo as ações manuais, aumentando a eficácia e raio das mesmas.

As principais ferramentas utilizadas para este tipo de trabalho, tem como função captar e nutrir os leads, fazendo com que eles desçam no funil de vendas até virarem clientes e entrarem na etapa de retenção.

Engana-se quem pensa que automatizar o marketing, é simplesmente realizar configurações e deixa-las funcionado. O diferencial está em entregar o material certo, para o segmento correto, no momento mais adequado, ou seja, é altamente personalizável.

Este tipo de marketing, gera inúmeras possibilidades para a empresa atuante, como por exemplo:

-Segmentar a base de leads

-Incluir e-mails ou respostas automáticas, dependendo da ação do lead

-Rastreio de melhores conteúdos

-Definição de maiores engajamentos por datas, horários e posts

-Distribuição eficaz de conteúdo

-Criação de landing pages – onde o usuário deixa dados pessoais em troca de materiais ricos

Além dos principais benefícios citados acima, ao longo do trabalho surgem outros, variando de empresa para empresa, isso tudo leva a entender em que momento da compra seu lead se encontra e assim definir com precisão a maneira mais adequada de agir, para que ele desça no funil.

Dentro das estratégias, podem ser usados diversos tipos de conteúdos para realizar a atração, engajamento e retenção dos leads, como webnars, e-books, posts, artigos, infográficos, check lists, etc.

Tudo vai depender do ramo de sua empresa e de como seu cliente ideal se comporta.

Utilizando todos os meios disponíveis de automatização, a equipe de marketing perderá menos tempo com possíveis clientes e focará nos que são realmente oportunidades de vendas, conseguindo absorver um número maior de pessoas segmentadas para seu serviço/produto.

Por fim, podemos dizer que os leads mais preparados, além de terem maiores chances de compra, tendem a ter mais sucesso com seu produto/serviço, pois elas já sabem exatamente o que esperar de sua empresa, gerando feedbacks positivos e recomendações futuras.

Este é o principal motivo para as empresas não esquecerem da manutenção de clientes que já realizaram compras. Quando lembradas de sua empresa, este público tende a gerar um ticket médio mais alto a longo prazo, além da possibilidade de indicação que também irão acrescentar na renda mensal.

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