A postagem de vídeos nas Redes Sociais tem se tornado constante, tanto por pessoas como empresas, isso se deve a facilidade de passar a mensagem e a possibilidade de explicar com gráficos e efeitos visuais que ajudam a fixar a mensagem.
Mas, se o objetivo é fixar uma mensagem, promover um produto ou serviço é muito importante que isso seja feito da forma correta. Um vídeo para causar um impacto positivo precisa estar de acordo com algumas diretrizes, vamos a elas:
1) TEMPO – É importante que o vídeo tenha o tempo certo, para não cansar quem está assistindo, um vídeo muito longo será abandonado no meio da mensagem. Não se deve passar de 3 minutos (para o Instagram, 1 minuto)
2) ATRATIVIDADE – Se a performance do “palestrante” for linear, ou seja, sem uma transmissão envolvente e entusiasmada, ninguém terá estímulo para assistir. É importante que a pessoa que transmite a mensagem tenha poder de persuasão e seja carismática, utilizando tons de voz diferentes de acordo com o assunto e chamando a atenção para o tema com autoridade. Caso o vídeo não tenha um “palestrante” e sim um narrador ou até mesmo uma legenda, devemos sempre apresentar o conteúdo de forma didática para que não fiquem dúvidas.
3) COM QUEM VOU FALAR – A linguagem utilizada deve estar adequada ao público alvo, não adianta utilizar uma linguagem erudita para falar com jovens, da mesma forma não podemos utilizar gírias e linguagem informal para vídeos extremamente técnicos. A mensagem deve ser transmitida para uma única pessoa, geralmente quem assiste a um vídeo está sozinha, em frente ao seu computador ou smartphone, portanto, é importante transmitir a mensagem diretamente, como se estivesse conversando com a pessoa, e não palestrando para uma multidão.
4)A MENSAGEM – Nem é necessário dizer que aqui está o mais importante de tudo e sem uma mensagem relevante, não há técnica que faça um vídeo alcançar o sucesso desejado. Se você quer se comunicar com o mercado, traga assuntos novos, que possam agregar valor a sua marca e engajar seu público. Repetir o que já foi feito com uma releitura nunca dá certo. Vale lembrar que é preciso encontrar a sua forma e sua identidade, não pega bem copiar.
5) QUALIDADE – Quanto melhor a qualidade, principalmente do áudio, melhor. Vídeo de baixa qualidade ou com áudio difícil de entender fazem com que a pessoa desista de assistir.
Não estamos falando de alta qualidade, mas do mínimo aceitável, um vídeo gravado com um smartphone em um local silencioso, sem muito eco, pode perfeitamente alcançar o objetivo. Mas a regra é imagem clara, som alto e sem ruídos, de forma que possamos ver e ouvir sem dificuldades.
Por fim, se você deseja obter sucesso com seus vídeos, seja original, faça com amor e dedicação, não se importe demasiadamente com os erros e procure sempre melhorar no próximo.

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