Marketing Automatizado


Antes de falarmos sobre Marketing Digital Automatizado ou Automação do Marketing, precisamos saber um pouco sobre Marketing de Conteúdo, que é o recurso mais importante de atração de leads para a ferramenta de automação processar e gerar novos clientes.

O que é Marketing de Conteúdo (Inbound Marketing)?

Marketing de Conteúdo é uma estratégia utilizada pelas empresas para, através de conteúdo relevante, atrair leads em torno de sua marca, este trabalho envolve não somente a produção de conteúdo útil e de qualidade, mas também a entrega ao público alvo nos canais onde ele busca informação. No sistema tradicional de divulgação e captação de clientes, as empresas oferecem seus produtos e serviços em todos os canais da internet, mas isso acaba causando o efeito “controle remoto de TV”, onde as pessoas mudam de canal da hora dos comerciais. No inbound Marketing, oferecemos conteúdo relevante e informação de qualidade para conquistar e atrair os clientes em todo de sua marca, eles passam a ter interesse nos seus produtos e serviços por confiança e por conhecer vários aspectos sobre seu negócio.

Mas é importante planejar corretamente a melhor forma de fazer com que esse conteúdo chegue efetivamente ao público alvo. Neste processo, utilizamos técnicas de SEO – Search Engine Optimization, divulgação em Redes Sociais, Blogs, campanhas de links patrocinados e uma infinidade de canais disponíveis.

Por que precisamos produzir conteúdo para Múltiplas Plataformas?

Multiplataformas é a forma como grande parte da sociedade consome informação e entretenimento.

As pessoas não consomem mais informação, entretenimento, história e etc. de forma isolada, utilizando apenas um meio de comunicação.

Houve um tempo em que informação era lida em jornais e enciclopédias, filmes eram vistos em cinemas ou em canais de TV, livros eram comprados em livrarias ou bancas de jornal. Mesmo depois do surgimento da internet, a informação ainda era restrita a grandes portais, como UOL, TERRA, IG, etc.

Mas hoje você encontra tudo na internet, em várias plataformas diferentes, Redes Sociais, blogs, uma infinidade de sites, postagens em fóruns, grupos de discussão, que podem, sim, estar interligadas e oferecidas de forma organizada e acessível para agregar valor a sua marca.

A informação, seja ela empresarial, acadêmica ou entretenimento, precisa ser pautada da seguinte forma:

É relevante para quem?
Se a mensagem não estiver direcionada para o público alvo e não atender as necessidades desse público, estamos perdendo tempo.

A mensagem está adequada?
O que se quer transmitir é o que a persona deseja? Estamos utilizando a linguagem correta? ou estamos fornecendo conteúdo infantil para universitários?

Disponível onde?
Quais os melhores canais e plataformas são mais eficientes? Estamos divulgando onde nosso público alvo está?

Podemos utilizar as métricas obtidas para alavancar negócios?
Os dados são interpretados corretamente? O que podemos aprender com eles?

A análise dessas perguntas fará toda a diferença.

O crescimento do Marketing de Conteúdo se deve principalmente à queda da visibilidade dos métodos de divulgação tradicionais, como comerciais de TV, revistas e rádios, onde normalmente as pessoas mudam de canal durante o intervalo comercial, ou viram as páginas da revista sem olhar para as propagandas e ainda trocam de estação se não existe informação ou música de seu interesse nas rádios. Hoje o consumidor só lê ou assiste o que tem real interesse, o que for relevante.

Existe uma linha muito tênue entre a comunicação empresarial para venda e o conteúdo relevante para o cliente, o processo de atração se dá pela qualidade do conteúdo, neste momento não se pode pensar em venda, as etapas devem ser respeitadas, porque se seu conteúdo já vai oferecendo um produto ou serviço, caíremos no mesmo problema dos comerciais de TV, Rádio e revistas, com risco iminente do fracasso do projeto. Por esse motivo precisamos ser agradáveis, inteligentes e usar de sutilezas para atrair os leads qualificados que queremos. Não é uma caça ! Não estamos nos fazendo de "bonzinhos" para conseguir um lead, precisamos realmente ser relevantes e ter em mente que precisamos informar adequadamente e cativar. A venda vem naturalmente.

ATRAIR – CONVERTER – ENGAJAR – VENDER – FIDELIZAR

Estas são as etapas que devemos seguir para obtermos sucesso com o Marketing Automatizado.

E por que é necessário utilizar uma ferramenta para gerenciar o processo?

Porque a ferramenta de Marketing Automatizado vai organizar todas as informações e dados para que possamos medir o fluxo de leads, nos fornecer métricas importantes, como por exemplo, as páginas que o leitor visitou, que conteúdo ele consumiu, ou ainda se ele fez download de algum material disponível. Mas a ferramenta não se limita a fornecer dados, também irá interagir de forma automatizada com o usuário, por email e direcionar o Lead dentro do “funil de vendas”.

A esse completo e complexo processo de geração de leads automático, chamamos de Marketing Automatizado.

A Goodworks utiliza o RD STATION para gerenciar todo o processo de Marketing Automatizado, desde a atração, engajamento, conversão, venda e fidelização.

Saiba como a ferramenta funciona na prática e o que ela pode fazer pelo seu negócio, assistindo o vídeo abaixo.

O Marketing Automatizado integra as diversas plataformas para
atrair, engajar, converter, vender e fidelizar clientes

Vamos falar a respeito?