O que é e porque utilizar o E-mail Marketing

Sua estratégia vai dar errado!
6 de setembro de 2018

O e-mail marketing é uma forma de interação, de determinada empresa com o público-alvo, por meio de e-mails, visando criar ou nutrir um relacionamento, que pode ser convertido futuramente em novas vendas e retenção.

Anos atrás o e-mail marketing era conhecido somente como “mala-direta”, sendo uma extensão dos anúncios e propagandas físicas, que chegavam de forma invasiva na caixa de entrada, de um público diversificado.

Com o passar do tempo, o método foi automatizado e atualmente é visto como uma das maneiras mais eficazes de comunicar com os consumidores.

Dentre as características específicas, do e-mail marketing, podemos citar:

-Segmentação

Dividir o publico geral, separando somente os que são interessantes para sua marca, é uma estratégia interessante, pois, evita a perda de tempo ao enviar material, que será irrelevante para quem não está interessado em seu produto/serviço.

-Descadastramento

Em respeito ao seu cliente, a maioria dos e-mails marketing tem em comum, a presença do botão de descadastramento, ou também conhecido como cancelamento de recebimento.

Geralmente o mesmo se localiza logo após a mensagem do e-mail em letras pequenas.

Uma dica interessante, é que ao cliente se descadastrar há a opção de automatizar um e-mail de resposta com uma pesquisa de satisfação para saber o motivo da ação.

-Análise de resultados

Devido à automação deste processo, atualmente, conseguimos rastrear o engajamento do publico em cada e-mail enviado.

Em outras palavras, conseguimos saber se a pessoa abriu, excluiu, se descadastrou, quantas vezes abriu o mesmo conteúdo, se clicou em algum botão Call to Action, datas das ações, etc.

O que facilita muito em um momento posterior, ao pensar em enviar outro conteúdo para a mesma pessoa, pois você já saberá em qual assunto ela se interessa mais e qual ela tem maior chance de interagir com sua empresa.

Além dessas características, o e-mail-marketing conta com vantagens, como por exemplo:

-Alcance

Pode-se determinar quantos disparos serão realizados para cada e-mail.

Após esta ação, aguardar alguns dias, limpar a lista de contatos que não demonstraram interesse e então realizar novos disparos para outra base de pessoas.

-Layout flexível

Geralmente não há um limite de caracteres a serem inseridos e além de textos, podem ser utilizados gifs, imagens, templates prontos, elementos digitais, links e há a chance de personalização para chamar seu contato pelo nome, o que torna a mensagem muito mais pessoal.

-Investimento baixo

Para investir em plataformas e ações de e-mail marketing não é necessário uma grande quantia (se compararmos com outros gastos, em marketing digital).

Além disso, é o meio mais direto para comunicar ao seu cliente. Itens como promoções e ações relâmpago, podem ter um retorno rápido, dependendo da estratégia usada na campanha disparada.