Site responsivo: É necessário?

Sua empresa, seu site
22 de junho de 2018
Os 5 pecados de um site
6 de julho de 2018

Com a era da internet as novidades têm a necessidade de serem atualizadas constantemente e de serem cada vez de mais de fácil acesso ao usuário.

Isso significa que a falta de adaptação de seu produto para diferentes versões pode significar a perda de um cliente para seu concorrente.

Para ajudar você a descobrir o que é melhor para seu produto, seja ele um serviço, um e-comerce ou até mesmo a geração de algum tipo de conteúdo, listamos aqui dois diferentes tipos de sites e os comparamos com o aplicativo, o qual ainda gera dúvidas pois há empresas que além de terem seus sites têm eles também, e pode-se dizer que na realidade são uma forma de complemento, trazendo ao cliente certa comodidade, veja abaixo:

 

  • Site mobile

Também chamado de web app, ele usa o mesmo recurso do site responsivo, deixando a página adequada para onde o usuário está acessando, porém este tem a característica de deixar as informações em formato de lista, a caráter de facilitar filtros e compras por exemplo.

 

  • Site responsivo

O site responsivo basicamente é um endereço de web cujo tenha um layout que se adapta para onde o usuário está acessando, ou seja, ele se adapta automaticamente para tablets, celulares e computadores.

 

  • Aplicativo

O aplicativo para celular é diferente de algo adaptável para ele.

O site responsivo, por exemplo, se adapta ao smartphone, assim como o site móbile também e ambos rodam em um browser, como Google Chrome, Opera, Firefox, etc.

Já o app tem que ser baixado e instalado no celular, pois ele roda diretamente no sistema operacional do celular não havendo a abertura previa de um dos browsers.

 

Ressaltando que para conquistar os clientes que acessam somente ou muitas vezes pelo celular, é necessário que o site seja adaptado com um layout bonito, atrativo e fácil de mexer.

É importante lembrar-se de que como as telas dos smartphones são menores que a dos computadores, talvez imagens com bordas mais finas fiquem visualmente melhores, além de que o celular vira em modo retrato, que já é outro tipo de layout a ser levado em conta.

À um programador qualificado, não é difícil fazer a versão e um mesmo site para celular, porém é muito necessário caso a empresa deseje atender melhor a sua clientela e atingir novos usuários também.

Sabendo disso, uma boa dica que podemos dar é que sempre ao pretender colocar sua empresa na rede, tenha em mente as diversas possibilidades para oferecer seu produto e principalmente foque na experiência que o cliente terá ao interagir com ele, é principalmente nesta parte que se conquista ou afasta um potencial consumidor.