Sua estratégia vai dar errado!

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Como já falamos em posts anteriores, sabemos que segundo diversos estudos, os investimentos na área de marketing digital vêm crescendo cada vez mais e todos os dias os profissionais dessa área desenvolvem novas estratégias e fazem o uso de novas ferramentas almejando resultados não somente satisfatórios, mas de forma que ultrapassem o esperado.

Anualmente diversas empresas acabam optando pela troca de contratação de agências, indo de uma a outra sem saber o que pode estar dando errado.

Neste post vamos citar alguns itens que podem estar interferindo de maneira negativa nas ações de marketing digital da sua empresa.

Soluções milagrosas

Na tentativa de conseguir ganhar o cliente, muitas agências prometem soluções e resultados irreais, o que é um grande problema pois o cliente fica descontente já que a realidade parece nunca atingir a expectativa.

Em meio a este processo de contratação (que geralmente é em torno de um ano) a empresa vem investindo em ações, ou seja, acaba tomando meses de prejuízo ao final do período.

Foco

Todas as estratégias e ações de marketing digital necessitam de um foco pois ele funciona como uma mira que aponta o que exatamente o cliente deseja com seu serviço.

Ao longo de nossos anos trabalhamos com uma cartela de clientes muito diversificada e notamos que grande maioria deles só deseja um foco: vender mais.

Mesmo tendo ciência deste “norte” desde o início, muita agência dizem que conseguirão efetivamente aumentar as vendas e algumas ainda dão números exatos para isto. Ai está o erro.

Não podemos prometer um número palpável de vendas, pois o marketing digital em sua maioria trata-se de reconhecimento no mercado, visibilidade e presença. Poucas empresas podem trabalhar com compras de clientes por impulso por exemplo, e ainda a maioria dessas compras ocorre fisicamente, não de modo online.

Fora este erro, há profissionais de marketing que também tentam abraçar todos os focos ao mesmo tempo. Algumas até conseguem, mas devido a não especialização de uma diretriz, o serviço acaba sendo apenas mediano e jamais excelente.

Ferramentas

O mau uso das ferramentas também está ligado diretamente à falta de foco.

A dica para os empresários que pensam em contratar agências é: Fique atento a quais ferramentas os profissionais de marketing usarão pois muitos contratam inúmeras sem a devida necessidade.

É claro que todas elas ajudam de alguma forma na automação do trabalho, mas nem todas são necessárias.

Há plataformas, por exemplo, voltadas para o inbound marketing, enquanto há outras que servem para um marketing direto, que irá ter resultados na mesma semana ou mês.

Este item demonstra também o nível de conhecimento da agência, uma vez que sabendo apontar as ferramentas ou plataformas necessárias e mensurar o uso de cada uma delas junto a seus benefícios, passará segurança e expertise em domínio do assunto ao cliente.

Ausência de investimento

Este erro ocorre em sua maioria por parte das empresas de duas maneiras:

-Por tempo: O responsável da empresa não tem tempo para passar as informações necessárias para o profissional de marketing – que não tem a obrigação de ser especializado no ramo da empresa.

-Por dinheiro: Tenha claro que é possível fazer marketing digital em meios orgânicos (onde não há investimento direto em campanhas e ações), porém ao investir em campanhas a empresa atingirá um número muito maior de pessoas e consequentemente terá um retorno maior.